segunda-feira, 22 de março de 2010

Professores apresentam projeto poético no município de Cruz Machado

.
Além de identificar poetas da região, a intenção é desenvolver oficinas de poesia para estudantes da rede estadual de Cruz Machado


Três professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafi) de União da Vitória, estiveram em Cruz Machado no início do mês, apresentando para autoridades locais e representantes de instituições de ensino da rede estadual, o projeto Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu. Uma iniciativa que tem a finalidade de identificar os poetas – sejam eles conhecidos ou anônimos – de toda a região.

A explanação do projeto desenvolvido pela Fafi e financiado pelo programa Universidade Sem Fronteiras – entidade ligada a Secretaria de Estado da Educação – foi feito pelos professores Caio Bona Moreira, Bernadete Ryba e Josoel Kovalsk. “Na primeira fase do projeto nós estamos garimpando os poetas da região. Tem muitos que já publicaram (seus trabalhos), mas há aqueles que são ilustres desconhecidos e é isso que queremos fazer. Descobrir quem são os poetas da região”, explica a professora Bernadete.

Uma das grandes referências poéticas do país é a escritora Helena Kolody, natural de Cruz Machado, que deixou sua marca na história da literatura brasileira com inúmeras obras publicadas. Com referência a escritora, os autores do projeto estão fazendo este trabalho que além de identificar, também trabalhará a poesia com os alunos da rede pública.

“Após os levantamentos, vai ser trabalhado com professores e alunos, a produção de poesia”, conta Ryba. A idéia é oferecer uma oficina de três dias para os estudantes das 8ª séries dos Colégios Estaduais Barão do Cerro Azul, Helena Kolody e Estanislau Wrublewski. As oficinas devem acontecer no mês de agosto em cada turno. “Queremos mostrar aos alunos que na região existem grandes talentos”, frisa.

Os autores do projeto também apresentaram uma lista com o nome de vários poetas já identificados e que serão entrevistados. Mas a lista tende a aumentar no desenrolar dos trabalhos.

Além do professores e representantes das escolas estaduais do município, participaram da reunião, o prefeito em exercício, Nelson Barczak, a secretária de Cultura Isolde Marisa Martinhuv e a secretária de Educação, Darlise Nedochetko.
(Matéria publicada em março no jornal Vale do Rio da Areia)

Um comentário:

  1. Muito bom esse projeto, com certeza vão descobrir alguns talentos, mas tres dias acho muito pouco para encontrar algum poeta desconhecido e que precisa de uma oportunidade para desenvolver suas habilidades do pensamento e da poesia.

    ResponderExcluir