sexta-feira, 12 de março de 2010

Projeto Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu

.







Coordenado pelo Colegiado de Letras da Fafiuv, o objetivo principal do projeto é o de resgatar as manifestações poéticas produzidas na região

A paixão pela literatura é o que move esta equipe de trabalho. Dedicação, aprendizado, livros nas mãos e pesquisa cientifica são o seu carro chefe. Estamos falando dos pesquisadores do Colegiado de Letras da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv). Desta vez, estes pesquisadores nos presenteiam com uma novidade que envolve a poesia. Desde 2009, a equipe esta focada no projeto intitulado Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu. O projeto conta com o apoio da direção da Fafiuv e do Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Resgate literário

Os coordenadores do projeto professor Ddo. Caio Ricardo Bona Moreira, professor Esp. Josoel Kovalski e professora Ms. Bernardete Ryba explicam que a idéia é a de resgatar as manifestações poéticas produzidas na região do Vale do Iguaçu. Para os pesquisadores, a memória é um elemento essencial do que se costuma chamar de identidade, individual ou coletiva.
Os professores parafraseiam Jacques Le Goff, em Histórias e Memória, que afirma que a memória alimenta e procura salvar o passado para servir ao presente e ao futuro. Neste sentido, a equipe pretende trabalhar de forma que a memória sirva para a construção de um saber mais consciente e disseminador em relação às práticas sociais. Ainda, este resgate literário tem um papel fundamental na conservação, bem como na produção de conhecimentos que se constituem como preciosos bens culturais e simbólicos de uma comunidade.

Atividades

O projeto que teve inicio em 2009 apresenta previsão para término das atividades em dezembro deste ano. Até lá, a equipe de pesquisadores segue um cronograma, assim dividido:
- Levantamento bibliográfico dos poetas locais; Produção de um roteiro para um vídeo-documentário sobre poesia regional; elaboração do documentário; Montagem de oficinas poéticas tendo como tema a vida e obra dos poetas da região. As oficinas serão desenvolvidas pelos acadêmicos com a orientação dos professores da Fafiuv envolvidos no projeto e serão aplicadas em escolas de União da Vitória e Cruz Machado para as turmas de 8ª séries; Projeção do documentário nas escolas e na comunidade; Elaboração da II Antologia do Vale do Iguaçu, que dará seqüência a primeira, organizada em 1976 pelos professores Francisco Filipak, Nelson Sicuro e Fahena Porto Horbatiuk, do Colegiado de Letras da Fafiuv.

Tarde de sexta-feira

Basta alguns minutos ao lado desta equipe de pesquisadores para perceber tamanha dedicação para com a pesquisa cientifica. Todas as sextas-feiras, a equipe se reúne no período da tarde, para discutir o Projeto Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu e, ainda apreciar literatura e poesia. O que se percebe desta turma é que a paixão pela literatura os tornou graduados pela faculdade da vida. Só isso não basta. Apaixonados pela arte, nas horas livres não dispensam um bom livro.



Equipe de Trabalho
Coordenadores:
Professora Ms. Bernardete Ryba
Professor Ddo. Caio Ricardo Bona Moreira
Professor Esp. Josoel Kovalski
Colaboradores:
Professor Ddo. Aurélio Bona
Professora Ms. Fahena Porto Horbatiuk
Pesquisadores bolsistas:
Acadêmica recém formada:
Karine Bueno Costa
Acadêmicas:
Anne Schulz
Fabiana Meneguel
Jaqueline Naizer
Juliana Santana
Simone Kovalczuk


Matéria produzida por Wanessa Stenzel e publicada no site: www.fafiuv.br
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário